Departamento de Administração

Breve descrição do curso.

O curso de Administração – Bacharelado do Campus São Cristóvão foi criado pela Resolução 22/70/CONEP, de 04 de dezembro de 1970, dentro da Faculdade das Ciências Econômicas e Administrativas. Inicialmente funcionava no Departamento de Administração e Contabilidade, mas em 27 de dezembro de 1989 foi desmembrado, dando origem ao Departamento de Administração (DAD), o qual integra o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e está localizado no Bloco Departamental CCSA 02.

O curso é ofertado nos turnos matutino e noturno, sendo ministrado com a carga horária de 3.000 (três mil) horas, equivalentes a 200 (duzentos) créditos, dos quais 160 (cento e sessenta) créditos são obrigatórios, 08 (oito) créditos de atividades complementares e 32 (trinta e dois) créditos são optativos.

Tem como objetivo geral formar profissionais com espírito empreendedor, ético, com capacidade de análise, raciocínio abstrato, habilidade numérica, liderança, sociabilidade, sensibilidade na relação com pessoas e grupo, e visão generalista, dinamismo, criatividade, autonomia e bom senso, visando ao crescimento da rentabilidade e/ou produtividade e ao controle dos resultados em todas as áreas da Administração.

No que tange aos objetivos específicos, visa: a) promover a formação de consciências críticas, capazes de gerar respostas adequadas aos problemas atuais e a situações novas que venham a ocorrer, em consequência das mudanças constante no mundo do trabalho; b) propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão; c) preparar o administrador para desenvolver suas atividades profissionais como uma ação investigadora, e, d) criar condições para que os futuros administradores tenham uma formação científica ampla e consistente, que permitam a apreensão da complexa realidade social.

Um dos destaques do curso é a qualidade de suas monografias de graduação. Esta assertiva é comprovada com as enumeras pesquisas e parcerias desenvolvidas pelo departamento. Vale destacar também a nota que o curso obteve no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2010 e 2012. Numa escala que vai de 1 (um) a 5 (cinco),  obteve o conceito 4 (quatro) destacando-se por duas vezes consecutivas entre as Instituições de Ensino Superior do Estado de Sergipe e do Brasil. Ademais, o curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e passou a constar da publicação GE Profissões Vestibular 2014, conforme endereço eletrônico: http://gevestibular.abril.com.br/ge/selos_ge2013.asp?CursoGraduacaoID=238802&opid=161467

O Projeto Pedagógico do curso de Administração encontra-se assentado na Resolução 69/2012/CONEPE, com as alterações trazidas pela Resolução 64/2014/CONEPE.

Número de vagas ofertadas por turno.

São ofertadas anualmente 120 (cento e vinte) vagas, sendo 60 (sessenta) para o curso Matutino e o mesmo número para o Noturno, cujo ingresso se dá no primeiro período letivo de cada ano.

Horário de Funcionamento

A Secretaria do Departamento funciona das 08h às 12h e das 13h às 21h, exceto no período de recesso acadêmico, quando funciona em horário especial, sempre contando com o apoio dos servidores técnico-administrativos Isabella de Oliveira Costa e Rivaldo José Rodrigues de Lima, que também atendem através dos contatos secretariadad@ufs.br e 2105-6771.

Número de professores

O corpo docente é formado por 22 (vinte e dois) professores efetivos, que exercem atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de atuarem como membros natos do Conselho Departamental do curso, dos quais 14 (quatorze) são doutores e 08 (oito) são mestres, sendo que dentre os mestres 04 (quatro) estão inseridos em programas de doutoramento.

Mercado de Trabalho

Para atender aos desafios propostos pelo mercado de trabalho e pela sociedade da informação e do conhecimento, o curso propõe formar profissionais que atuarão para o bom andamento das organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor, com os seguintes perfis:

1. ser capaz de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, e;
  2.  apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada, no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Chefias/Coordenação

O Chefe e o Subchefe do Departamento são indicados pelo Magnífico Reitor - após formação de lista tríplice composta, obrigatoriamente, por membros do corpo docente efetivo - para um mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reconduzidos por igual período.

Atualmente os postos de Chefe e Subchefe são ocupados pelos professores José Pedro Penteado Pedroso e Marcos Eduardo Zambanini, respectivamente.

Grupos de Pesquisa

Integra a estrutura do Departamento de Administração o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Administração Pública – NEIAP, coordenado pelo eminente professor Napoleão dos Santos Queiroz.

PIBIC/PIBID

Atualmente o DAD conta com 03 (três) projetos de iniciação científica, sendo eles:

1. Análises das Microfranquias como Alternativa para Empreendedores em Aracaju-SE, coordenado pela professora Dra. Maria Elena Leon Olave e desenvolvido pelos discentes Clessia Lima de Almeida e Tamires Gois Santana Ferreira;
  2. Economia Colaborativa na Ilha de Mén de Sá: o caso do Projeto Aratu, coordenado pelo professor Dr. Jefferson David Araujo Sales e desenvolvido pela discente Nycolly Maria dos Santos Silva;
  3. Gestão Estratégica: Uma Análise nas Empresas de Economia Criativa em Sergipe, coordenado pela professora Dra. Maria Conceição Melo Silva Luft e desenvolvido pelo discente Ícaro Olavo Alves Barros.