Sex, 17 de maio de 2024, 16:06

1º Laboratório de Alta Tensão de Sergipe é inaugurado na UFS
O espaço é resultado de um projeto de pesquisa vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica da universidade
Laboratório de Alta Tensão é inaugurado na UFS. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Na última quinta-feira, 16, foi inaugurado o primeiro Laboratório de Alta Tensão no estado, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A inauguração ocorreu dentro da programação do 1º Workshop Transferência de Tecnologia do projeto de pesquisa "Gestão dos Impactos da Salinidade em Isolamentos", coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS, Tarso Vilela.

(Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

“Esse laboratório vai agregar muito valor tanto para a pesquisa quanto para a formação de recursos humanos e também para uma parte que é muito importante, que é a parceria com o setor público-privado. Vamos conseguir ajudar as empresas do estado de Sergipe a desenvolver produtos e processos interiores da sociedade”, destaca o professor Tarso Vilela.

Tarso Vilela é coordenador do projeto GimpSI. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O reitor Valter Santana também esteve presente no evento. “A UFS é uma das poucas universidades do nosso país a ter um laboratório de alta tensão. É um espaço que proporcionará uma qualificação na nossa formação, na graduação e na pós-graduação, fazendo com que a nossa instituição cumpra de forma exitosa seu papel, entendendo que a melhoria do processo de formação e a melhoria do processo educacional”, enfatiza.

Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Inauguração

Com a finalidade de ser um laboratório de pesquisa e também multiusuário, o espaço contará com ensaios de rotina e equipamentos, além de toda parte de geração de alta tensão contínua, alternada e impulsiva até 150 mil volts. O Laboratório de Alta Tensão é coordenado pelo professor George Xavier, também do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS.

Esse é um avanço para o estado de Sergipe, que até então não contava com um laboratório dentro dessas características, tanto para o aprofundamento da pesquisa na área de alta tensão quanto na prestação de serviços para a comunidade em um modo geral.

Laboratório é fruto do projeto de extensão GimpSI. (Foto: Yan Lima / Ascom UFS)

Na oportunidade, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Roberto Rodrigues, reforçou a importância do momento. “A Universidade Federal de Sergipe sempre se destacou e continua se destacando por ter os melhores laboratórios em diversas áreas do conhecimento, onde um pesquisador ou estudante pode desenvolver pesquisa em alto nível. Hoje, estamos mais uma vez reforçando isso. Esse é um laboratório que agrega valor na área de transição energética, que é um tema mundialmente importante, e também dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a Política Nacional de Transição Energética”.

Roberto Rodrigues é diretor do CCET. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Vale ressaltar que o projeto é financiado pela Eneva S.A. no ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, gerido pelo Inesc P&D Brasil. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Eneva falou sobre essa parceria com a UFS. “A nossa parceria já vem de alguns anos e nós absorvemos esse projeto que estava já em estágio de andamento. Esse momento é muito bacana porque trata-se de um movimento para resolver um problema muito específico aqui da região, que é a salinização em cima das estruturas da usina. Nós da Eneva como área de pesquisa, estamos felizes em poder cooperar para resolver problemas específicos em lugares específicos, e também investir em inovação”, afirma Lucas Garcia.

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Eneva, Lucas Garcia (centro), e equipe do projeto durante evento. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Workshop do Projeto GimpSI

Antes da inauguração do laboratório, foram apresentados pontos acerca do projeto de extensão "Gestão dos Impactos da Salinidade em Isolamentos", o GimpSI. Alunos envolvidos na atividade apresentaram os resultados da pesquisa, como Stéphane Carvalho, estudante do mestrado em Engenharia Elétrica. Ela e outros pesquisadores desenvolveram um sensor para medir corrente de fogo em isoladores de alta tensão.

(Foto: Yan Lima / Ascom UFS)

“Vim trazer o produto final da pesquisa, que é justamente esse sensor. Acredito que não existe momento mais propício quanto esse em que estamos, ainda mais por se tratar de um marco importante para o Departamento de Engenharia Elétrica com a inauguração do nosso primeiro espaço de alta tensão”, diz a estudante.

Stéphane Carvalho é aluna do mestrado em Engenharia Elétrica. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Ao final do evento, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, afirmou o compromisso da UFS com a formação dos discentes.

Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (Foto: Yan Lima / Ascom UFS)

“A universidade vem cumprindo com o seu papel de qualificar e formar profissionais de alto nível para o mercado. O resultado desse compromisso é colhido agora com a existência de um laboratório inovador que permite que estudantes e professores se qualifiquem ainda mais e produzam soluções para o mercado e atendam as demandas da sociedade”, finaliza.

Janaína Cavalcante - Bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS